Católico apostólico romano ou caótico apostático romântico ?

22-02-2019 22:03

CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO OU CAÓTICO APOSTÁTICO ROMÂNTICO?

CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO OU CAÓTICO APOSTÁTICO ROMÂNTICO?

A você, minha calorosa saudação em Cristo Jesus: graça e paz!

Pelo que fiquei sabendo, muitos católicos que andam perdidos por aí, adotam um cristianismo artificial. Em vez de: católico-apostólico-romano passam a ser: caótico-apostático-romântico... E bote isso tanto no masculino como no feminino!

Comecemos pelo "católico-caótico". A palavra "católico" é um adjetivo da língua grega que significa "universal". Quer indicar que o cristianismo deve ser universal, abranger todos os povos de toda a terra e de todos os tempos.

Já o cristão "caótico" faz uma misturança de tudo e faz uma religião das suas conveniências, catando aqui e ali meias verdades e... Bota tudo no "liquidificador" do seu egoísmo, aperta o botão da sua ignorância, e... Dá aquela mistura caótica de católico-umbandista-cientificista-espiritualista-esotérico-protestante e... Diabo-a-quatro. E depois se mete a discutir religião sem entender bulhufas! A fé desse cristão fica na periferia. O "caótico" cria uma religião liberalóide, à imagem e semelhança de suas idéias e gostos. Assim é fácil, não?...

Outro tipo muito interessante é o cristão que se diz católico-apostólico, mas em vez de "apostólico", ele é "apostático". Meus caros fica muito fácil verificar qual é a verdadeira Igreja Apostólica: a que vem desde os tempos dos apóstolos, do tempo de Cristo, portanto. A Igreja verdadeiramente Apostólica é aquela que se reúne em volta do sucessor de São Pedro, na pessoa do Santo Padre, o Papa.

Somente a Igreja Católica Apostólica Romana existe desde os primeiros séculos da nossa era. Evidentemente, antes de Martinho Lutero (fundador da primeira igreja protestante e pai do protestantismo) em 1517, não existia o protestantismo nem nenhuma igreja protestante. Existia apenas uma Igreja cristã: “A Igreja Católica Apostólica Romana” que por uma sucessão ininterrupta de bispos ascendia aos apóstolos e por meio dos apóstolos ao próprio Jesus Cristo. Esta era a única Igreja fundada por Cristo a história não conhece outra.

Ler mais: https://larcatolico.webnode.com.br/news/protestantismo/

Pois bem. O nosso católico "apostático", em vez de ficar com essa Igreja, ele vai "apostando", como o "caótico", num sincretismo religioso, numa mistura de religiões ou fantasias religiosas, superstições que não podem caber num "mesmo saco", numa mesma vida... São os que mais dizem a conhecida frase dos que não querem se comprometer com nada: "Deus é o mesmo, o que muda é a religião, né? No fundo é tudo a mesma coisa!" Vai nessa pra você ver onde isso parará!

Assim, de manhã o "apostático" aposta na missa. Ao meio dia, aposta no horóscopo. À tarde, aposta no protestantismo. E à noite, em que "aposta" o nosso "apostático"? No terreiro de macumba, saracoteando no terreiro e quejando... Nem cristão, nem católico, nem apostólico, mas: "apostático"...

 

E o terceiro tipo? "Ái Jesus!" É o chamado cristão-católico "romântico". Dizemos "romântico" em oposição a romano; isto é, sem a adesão incondicional à Igreja de Jesus Cristo, desde o início situada em Roma, onde fica o túmulo do primeiro papa (Pedro).

"Romântico" é o católico superficial que age ao sabor do "gósto não-gósto". É o católico que só participa de Missa quando está em apuros, vai à Igreja em ocasiões esporádicas: batismo, casamento, primeira comunhão, missa de sétimo dia... (Isso quando vai!) Fora isso, vive como se Deus não existisse ou dizem sempre: "reza pra mim na missa" ou "eu rezo em casa mesmo" ou ainda "eu me confesso direto com Deus"... E assim vai: num romantismo danado!

O que disse até aqui, pode parecer engraçado... Mas é muito triste! Isso tudo sem falar dos que se denominam: "católicos não praticantes"! Isto existe? Hum... vejamos.

Católico não praticante é um termo para designar aqueles que, apesar de batizados na Igreja e declarando-se católicos, não praticam a religião em sua plenitude. Hoje, infelizmente, não é raro encontrar "católicos" que afirmam serem adeptos da religião e frequentam cerimônias como o "Casamento" casamentos e o "Baptismo" batizados, mas que não tomam parte regularmente de ritos como a Celebração da Santa Missa aos domingos e raramente recebem algum dos sacramentos. Esses "católicos" muitas vezes desconhecem partes importantes da própria religião e quase sempre discordam dos ensinamentos morais da Igreja quando estes não estão adaptados a tendências do mundo contemporâneo como o relativismo cultural e a liberalidade sexual. Triste, não?

Na verdade, uma organização vive dos seus membros e do respeito pelas regras que garantem a sua existência. (...) Quem, com consciência, perfilha e adere ao catolicismo, terá de se submeter às suas diretrizes; ensinamentos, exortações. Caso contrário, um católico "não praticante" assemelha-se a um cidadão "sem cidadania". Isto existe ou é uma incoerência?

Daqui para frente é com você! Você é verdadeiramente católico-apostólico-romano ou "caótico-apostático-romântico"? A decisão é sua... E as consequências também!

Pense nisso...

Fonte: https://www.padrechrystianshankar.com.br/novo/reflexoes/belos-textos/193-qcatolico-apostolico-romano-ou-qcaotico-apostatico-romanticoq

Obs. com alguns suplementos do catequista: Aquino

Leia-o também em: 

www.larcatolico.com/products/catolico-apostolico-romano-ou-caotico-apostatico-rom%C3%A2ntico-/

 

Contacto

Larcatolico (86) 99852 - 9018 aquinocatequista@hotmail.com